Home
Facebook Youtube Twitter

A INSTITUIÇÃO - FAVCOLESP


Missão

O CMV tem por missão ser uma referência no ensino da música através de seus cursos. Dessa forma, por meio da criação e implantação da FAVCOLESP, propõe desenvolver um projeto de ensino inovador na área de Artes e Pedagogia. Articulando ensino, a pesquisa e a extensão, pretende contribuir para a inclusão sócio-econômica e ambiental dos habitantes de São José dos Campos e da região, através da formação de profissionais adequadamente qualificados para o mundo do trabalho.


Conscientes da diferença entre o ensino musical inerente à realidade de um Conservatório e o ensino superior de música, os fundadores do CMV assumem o compromisso de agregar à nova instituição os valores, a consistência do ensino que têm desenvolvido e as experiências bem sucedidas de sua prática educacional.


A FAVCOLESP tem por finalidade desenvolver o ensino, a pesquisa e extensão para a formação de cidadãos e profissionais éticos e compromissados com o desenvolvimento sócio-econômico da cidade de São José dos Campos, da região e do Brasil, implantando inicialmente os cursos de graduação, em conformidade com a legislação vigente e os princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares específicas de cada curso pelo sistema presencial.

Objetivos

Dentre os inúmeros objetivos e resultados possíveis de um curso superior em música, deve-se destacar como principal a formação de um instrumentista com recursos intelectuais e culturais para refletir sobre sua prática e torná-la cada vez mais consciente.

Para alcançá-lo, devem-se cumprir outros, denominados secundários, que são parte da construção do objetivo principal. Dentre eles, destacam-se:


1) - Desenvolver um corpo docente estável comprometido com a pesquisa e com o contínuo aperfeiçoamento;

2) - Oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão;

3) - Propiciar oportunidades para o enriquecimento da vida cultural, acadêmica e artística de São José dos Campos e região;

4) - Proporcionar meios de democratizar o ensino de música através de programas de responsabilidade social, oferecidos como disciplinas optativas aos alunos;

5) - Implantar de forma efetiva as diretrizes didático-pedagógicas do curso;

6) - Garantir o cumprimento dos padrões de qualidade do Ministério da Educação;

7) - Relacionar teoria e prática através da reflexão;

8) - Desenvolver infra-estrutura adequada às necessidades;

9) - Implantar procedimentos para avaliação institucional e para o aprimoramento contínuo;

10) - Consolidar o reconhecimento do CMV, dando um passo à frente no ensino de música em São José dos Campos.


Copyright 2016 © Conservatório Musical e Faculdade Villa-Lobos Ltda.. Todos os direitos reservados.

D4W